Os 7 carros mais aguardados de 2016

Confira quais lançamentos devem agitar o mercado automotivo neste ano

WM1 / 19/01/2016 às 12:42atualizado 10/07/2016 às 14:46
Arquivo

Jeep Renegade e Honda HR-V fizeram com que 2015 ficasse marcado como o ano dos SUVs no Brasil. Os utilitários que, somados, tiveram mais de 90 mil emplacamentos no ano deixaram pouca margem para que outros modelos fizessem barulho – há menção honrosa a Renault Duster Oroch e Volkswagen up! TSI.

Mas em 2016 os holofotes devem iluminar os hatches compactos, segmento mais popular do País. Modelos inéditos substituirão velhos conhecidos do mercado, que devem ter merecidas aposentadorias. Mas isso não significa que outras categorias como sedãs médios e picapes não sejam contempladas.

Bom, sem mais enrolação, confira abaixo os modelos que devem chacoalhar o mercado em 2016:

1 -  VOLKSWAGEN GOL (SÉTIMA GERAÇÃO)

A Volkswagen ainda não cedeu informações oficiais sobre a sétima geração do Volkswagen Gol, mas a chegada do compacto ao mercado em 2016 é quase certa. A expectativa é que o modelo herde boa parte do desenho do Polo europeu.

2 – FIAT MOBI

Esse é outro carro ainda sem informações oficiais, mas que tem indícios concretos de ser lançado neste ano. A Fiat já registrou o nome Mobi no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), órgão que cuida de registros de marcas e patentes.

O subcompacto que enfrentará o Volkswagen up! Deve aposentar o Fiat Palio Fire.

3 – RENAULT KWID

Quem também deve pendurar as chuteiras é o Renault Clio. O compacto deve dar lugar ao Kwid, modelo lançado na Índia, em maio de 2015, e que mistura características de Sandero e Duster. Os rumores são de que ele deve dividir o mesmo motor 1.0 de três cilindros e 74 cv do Nissan March.

A Renault ainda não confirma muita coisa sobre o Kwid. Alías, até o nome dele pode ser outro no Brasil.

4 – FIAT TORO

A Fiat prepara para depois do Carnaval a picape que tem porte intermediário entre compacto e médio. Segundo a marca, a Toro fará parte do segmento SUP (Sport Utility Pickup) e medirá 4,91 metros de comprimento.

O modelo que compartilha plataforma com o Jeep Renegade também deve ter o mesmo conjunto mecânico do SUV. Já foi confirmado motor turbodiesel 2.0, câmbio automático de nove marchas, tampa da caçamba com abertura versátil e versão topo de linha chamada de Volcano.

5 - HONDA CIVIC (DÉCIMA GERAÇÃO)

A décima geração do Honda Civic será lançada entre agosto e setembro. O sedã médio será oferecido pela primeira vez com motor turbo. Ele tem 1,5 litro e rende 174 cv. O mesmo propulsor 2.0 flex continuará no mercado.

A Honda informou no Salão de Detroit, que ocorreu no início no mês, que a versão topo de linha do carro terá preço superior a R$ 110 mil.

6 – NOVO CHEVROLET CRUZE

Também veio de Detroit a confirmação de que a variante sedã do Cruze estará nas lojas brasileiras até o fim do ano. O modelo teve mudanças estéticas radicais e deve ser oferecido por aqui com motor 1.4 turbo de 160 cv.

A variante hatch do carro ficou para 2017.

7 – NISSAN KICKS

A Nissan não entrou na onda dos SUVs em 2015. Deixou para este ano. O Kicks será fabricado em Resende (RJ) e deverá utilizar o mesmo motor 1.6 16V do hatch March. O modelo foi lançado como conceito no Salão do Automóvel de São Paulo em 2014 e também será vendido em outros mercados.

Com combustível de alta octanagem correndo pelas veias, a equipe de jornalistas do WM1 está sempre acelerando em busca das informações mais relevantes para quem está à procura do melhor negócio ou é apenas mais um aficionado por carros!

Matérias relacionadas