O Volvo XC60 é um dos carros mais bem sucedidos da história da marca, e o SUV mais vendido da categoria. Então, a espera por um modelo renovado, ainda mais perante uma concorrência que só aumenta e é atualizada constantemente, era enorme. Sabendo da sua importância, a Volvo do Brasil não perdeu tempo para atrair compradores.
A sueca convidou nesta quinta-feira (4) jornalistas e clientes para a apresentação do SUV na sua concessionária da Avenida Europa, em São Paulo, com um veículo que está sendo utilizado para homologação, e foi construído à mão. Por isso, não pudemos explorar o interior do carro, mas as linhas discretas da linguagem de design da marca nos agradaram. A impressão que temos nas fotos, de que se trata de um XC90 encolhido, acaba quando o vemos pessoalmente. Mesmo na sóbria cor preta do veículo exposto.
Ele será disponibilizado, a princípio, apenas com a motorização T5, com 254 cv e 35,7 kgfm, e transmissão automática ZF de 8 velocidades, que enviará a potência para as 4 rodas, na proporção padrão de 70/30 para os eixos dianteiro e traseiro, respectivamente. Dependendo da situação, o sistema pode enviar até 100% da força para o eixo traseiro.
As versões à venda no Brasil serão Momentum, Inscription e R-Design. A de entrada, Momentum, já virá recheada de equipamentos, como RSI (sistema de reconhecimento de placas de trânsito), tela de 8” no painel, conexão com Android Auto e Apple CarPlay, teto solar panorâmico e Volvo on Call, rede de assistência ao motorista. A Inscription inclui bancos dianteiros com aquecimento, tela de 12,3” no painel, alerta de mudança de faixa (LKA) e ponto cego (BLIS), controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e sistema de entrada sem chave, Keyless Entry. Já a topo de linha R-Design conta com assentos, para-choques e rodas esportivas, sistema de som com subwoofer, paddle-shifters atrás do volante para troca de marchas e acabamento do painel em metal.
Os preços ainda não foram definidos, mas as reservas já estão sendo feitas. As primeiras unidades devem ser entregues no quarto trimestre deste ano.
Por Lucas Cravo