Novas tecnologias deixam Fusion mais competitivo

Sedã ganhou sistemas semiautônomos para consolidar liderança

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Lukas Kenji
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O Fusion sempre costumou nadar de braçada contra os adversários. A entrega de um conjunto mecânico eficiente aliada a um pacote de equipamento farto fez com que o Ford peitasse até os sedãs da tradicional tríade alemã (Audi A4, BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C). O facelift que chega às lojas dia 1º de outubro é muito bem-vindo. Até porque, apesar da liderança, o ritmo de vendas já não é o mesmo do ano passado.

De janeiro a agosto foram vendidas 2.391 unidades do modelo. No mesmo período do ano passado, já haviam sido emplacadas 5.148 sedãs, ou seja, mais que a metade em relação a 2016. Pois para esta nova linha, a Ford adota a estratégia de tentar tornar o modelo atrativo também aos consumidores de Honda Civic e Chevrolet Cruze, sedãs médios que já ultrapassaram a casa dos R$ 100 mil.

O Ford recebeu mudanças estéticas pontuais, investiu na adoção de tecnologias semiautônomas e deixou sua dupla de motores mais econômica, sendo que um deles, está também mais potentes. O bom é que, no final das contas, a tabela de preços não subiu morbidamente. O modelo tem preço inicial de R$ 121.500, equipado do motor 2.5 flex, e pode chegar a R$ 154.500, quando dotado de motor 2.0 turbo e tração integral.

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Ambos os propulsores ficaram 7% mais econômicos, segundo a Ford. O 2.5, que emana 167 cv e 178 cv, agora tem rendimento de 8,6 km/l e 6 km/l na cidade, enquanto na estrada os números saltam para 12,3 km/l e 8,5 km/l, sempre na ordem gasolina e etanol. Já o 2.0 EcoBoost tem consumo de 8,6 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada.

O motor turbinado, inclusive, também ganhou 14 cv, tendo 248 cv a 5.500 rpm no total. Mas na prática, esta diferença não é tão perceptível até porque a calibração antiga já tornava o Fusion um sedã mais prazeroso de dirigir do que a maioria de seus concorrentes.

A alteração mecânica mais relevante ficou por conta do câmbio automático de seis marchas. Ele trocou a manopla convencional por um botão giratório. Quando equiparado ao motor 2.5, possui a função Low que utiliza apenas do freio-motor para segurar o carro em descidas. Já quando o casamento é com o motor 2.0, o seletor mostra a função Sport faz o escalonamento das marchas em rotações maiores em busca de mais esportividade.

14 cv

12,3 km/l

12 mm

é a potência extra do motor 2.0. São 248 cv no total

é o consumo com gasolina na estrada do motor 2.5 flex

é o aumento da distância da carroceria ao solo

Outra revisão interessante foi em aumentar a distância do chassi ao solo em 12 milímetros com o intuito de sanar o problema frequente de raspar as extremidades do carro em lombadas. No entanto, a dor de cabeça continua.

Outro detalhe chato que segue no carro é a falta de intuitividade da central multimídia. Ela ficou mais moderna ao ganhar a terceira geração do sistema de conectividade SYNC, que agora conta com as tecnologias Apple Car Play e Android Auto. Mas a tela de oito polegadas mostra muito botões e funções e torna qualquer gerenciamento difícil.

MÃOZINHA DA TECNOLOGIA

Mas talvez o principal diferencial da nova linha Fusion está no oferecimento de tecnologias semiautônomas em vista da segurança dos ocupantes e também dos pedestres. A mais enfática delas freia o carro automaticamente quando prevê uma colisão e o motorista não pisa no freio. O sistema opera por meio de câmeras e radares entre de 3,6 km/h e 80 km/h.

As outras tecnologias são o monitor de ponto cego e o sistema de permanência de faixa, que ajuda a colocar o veículo em sua trajetória original caso detecte que o motorista está mudando de faixa de maneira não intencional.

Vale ressaltar ainda que o sedã tem oito airbags (dianteiros, laterais, de cortina e de joelhos para o motorista e passageiro) e cintos traseiros laterais infláveis.

 Ford Fusion 2017
Ford Fusion 2017
Legenda: Ford Fusion 2017
Crédito: Ford Fusion 2017
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Confira abaixo como ficou a gama completa do Fusion 2017:

Fusion 2.5 Flex SE – R$ 121.500

seletor E-shifter, chave com sensor de presença, acesso inteligente e partida sem chave (Ford Power), grade dianteira com controle ativo, faróis com luz diurna de LED, rodas de liga leve 18”, sensor de monitoramento individual de pressão dos pneus e sistema de conectividade SYNC 3 com 11 alto-falantes, compatível com Apple CarPlay e Android Auto

Fusion 2.0 EcoBoost – R$ 125.500

Agrega sistema Start-Stop, partida remota e novas rodas de liga leve. Teto solar é opcional por R$ 4.000.

Fusion 2.0 Titanium FWD – R$ 138.000

Tem tração dianteira e adiciona faróis Full LED, novas rodas de liga leve 18”, sistema de conectividade SYNC 3  com Sony Premium Sound e 12 alto-falantes, sistema de monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, sistema de permanência em faixa, farol alto automático, ajuste elétrico do banco do passageiro em 10 direções, bancos dianteiros aquecidos e refrigerados, sensor de chuva, sistema de personalização da luz ambiente e aerofólio. Teto solar também é opcional por R$ 4.000.

Fusion 2.0 EcoBoost Titanium AWD – R$ 154.500

Tem tração integral e agrega piloto automático adaptativo, alerta de colisão com assistente autônomo de frenagem, assistente autônomo de detecção de pedestres, estacionamento automático de segunda geração e teto solar.

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