Nissan Kicks quer seu lugar ao sol

Conheça o SUV compacto global da Nissan criado para o Brasil

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Karina Simões
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Já que o sol brilha pra todos, a Nissan também quer seu lugar. Aproveitando os Jogos Olímpicos 2016, maior evento esportivo do mundo -do qual é patrocinadora-, a marca japonesa lança seu mais novo SUV compacto global. Conheçam o Nissan Kicks, que chega às lojas no Brasil nesta sexta-feira (05), e está pronto para disputar o consumidor com os bem sucedidos Honda HR-V e Jeep Renegade.  

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Qual é sua prioridade?

Importado do México, por enquanto, ele vem apenas em versão única de acabamento SL. A  estratégia da Nissan foi trazer o carro na versão topo de linha para já mostrar de cara tudo o que ele tem e que os outros não tem. Pode dar certo, mas a versão custa R$ 89.990 e vem equipada com um motor 1.6 flex. Trata-se do mesmo motor do pequeno March, porém recalibrado, o que garantiram 3 cv a mais.

São 114 cv de potência e 15,5 kgf.m de torque acoplado a um câmbio CVT, continuamente variável. Para circuto urbano, o desempenho é honesto, mas senti falta de um empurrãozinho nas saídas e retomadas. Para quem prioriza a performance, a receita de 5 ocupantes, mais bagagem, subindo a serra, deve ser mais que suficiente para fazer o sujeito repensar os R$ 90 mil gastos nos Kicks.

Só que nem tudo é performance e é nisso que a montadora acredita. A aposta da Nissan é que o brasileiro está priorizando tecnologia, segurança e consumo. Ele é nota A no Inmetro em consumo, com média cidade/estrada de 12,5 km/l na gasolina.

Ele também vem uma central multimídia touch de 7” com GPS, um cluster bonitão com parte digital, além de ítens que só estão disponíveis em categorias superiores como uma câmera 360º. Quatro câmeras (uma traseira, uma frontal e uma em cada retrovisor externo) captam imagens do entorno do carro e, juntas, formam uma imagem em 360º. A impressão é que você está em cima do teto do carro, olhando tudo em volta. Isso contribui muito na hora de estacionar em lugares apertados e a não ralar as rodas aro 17 no meio fio.

Outra tecnologia interessante é o detector de objetos em movimento. Quando você engata a ré, as câmeras detectam qualquer movimentação próxima ao carro e um aviso sonoro alerta o motorista.

Para quem prioriza a segurança, além de freios ABS e controle de estabilidade, há controle dinâmico de tração, em curvas e de freio motor. Sensores atuam nos freios e suspensões afim de minimizar o rolamento de carroceria e para que o Kicks mantenha sua tragetória segura. Além disso, o SUV vem com seis airbags de série e ISOFIX.

Não tem milagre

Sobram itens de um lado e faltam de outro. Para a Nissan chegar nos R$ 90 mil, deixou de lado freio de estacionamento elétrico, apoio de braços, piloto automático e freios a disco na traseira. Por outro lado, a montadora entra neste concorrido segmento com um competidor de visual agressivo, com linhas bem expressivas e ainda reforça o pós venda. São 3 anos de garantia, revisões até 60 mil quilômetros com preço fixo e uma tabela com as principais peças trocadas com recorrência sem preços abusivos.

Em breve, confira comparativo com o três rivais – Nissan Kicks, Honda HR-V e Jeep Renegade- lado a lado, aqui no WM1.

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