Jeep Renegade 2017 fica mais ágil e econômico

Motor 1.8 Flex ganhou 7 cv a mais e ficou até 10% menos beberrão. Além disso, modelo recebeu sistema Start/Stop de série

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Rodrigo Ferreira
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Você já tinha visto aqui no WM1 que o Jeep Renegade 2017 ganhou mudanças no motor, na configuração dos equipamentos e uma nova versão topo de gama para o motor 1.8L, a Limited. Faltava saber como as alterações surtiram efeito no SUV. Adianto que o Renegade vai começar o ano mais ágil, econômico e, também (é claro), um pouco mais caro.

É fato que a marca precisava agir rápido para corrigir dois dos principais pontos de crítica do modelo, o baixo desempenho e o alto consumo do motor 1.8L Flex, afinal de contas nada menos que 75% dos Renegade vendidos no país têm esta configuração.

Há primeira volta na linha 2017 aconteceu hoje na chuvosa Florianópolis. Cenário perfeito para o SUV mais descolado da atualidade. A proposta do Renegade é a que melhor explora a imagem de vida fora da cidade. Não é à toa que sempre que penso no comprador deste modelo imagino um aventureiro.

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Faltava um propulsor que fizesse jus ao imaginário do comprador. Bastou alguns metros para perceber que algo estava diferente desde o meu último contato. O primeiro impacto aconteceu no semáforo. O motor desligou sozinho. Culpa do sistema Start/Stop, que foi integrado a todas as versões, para melhorar a economia. Outra surpresa foi na arrancada do sinaleiro, o Renegade respondeu de pronto.

Segundo a marca, o propulsor 1.8L EtorQ Evo Flex recebeu coletor de admissão variável, além de alternador e bomba de combustível com ajustes eletrônicos. Com isso, o mapeamento de torque do motor também foi alterado. Ficou mais linear e com pico maior, sendo que 85% da potência está disponível a menos de duas mil rotações. Além disso, o propulsor entrega até 139 cavalos de potência máxima com etanol (sete a mais do que antes) e 135 cv com gasolina, ambos a 3.750 rpm.

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Crédito: jeep_renegade11.jpg
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 A aceleração está mais linear. O mapeamento da caixa de câmbio automático de seis marchas da versão Longitude (testada) mudou e agora as primeiras marchas estão mais curtas, mantendo o Renegade “esperto” por mais tempo. Para uma tocada mais agressiva a Jeep instalou um botão Sport no painel central. O recurso muda a curva de aceleração e o mapeamento das trocas de marchas, que acontecem em uma rotação mais alta. Na prática, o Renegade fica mais divertido e também mais barulhento, mesmo que o isolamento acústico seja bom. Completa o kit “esportividade” as aletas para trocas manuais atrás do volante.

Durante o percurso de 60 quilômetros, boa parte dele feito em estrada, o Renegade cravou 8,3 km/l (abastecido com gasolina). Um valor ok, se considerando que foi feito com ar-condicionado ligado e sem se preocupar com economia de combustível.

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Crédito: jeep_renegade2.jpg
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A versão Longitude, que deve continuar a ser a mais vendida da gama, ficou R$ 500 mais cara com as alterações na linha 2017 e agora parte de R$ 90.990. Um valor competitivo na comparação com o seu maior concorrente, o Honda HR-V EX, que parte de R$ 93.000 e não conta com ar-condicionado dualzone, sensor de estacionamento e central multimídia com GPS de cinco polegadas, presentes no rival.

A briga com a Honda nas vendas está intensa, o Jeep vendeu mais nos últimos dois meses, mas o HR-V lidera no acumulado do ano. Com as alterações, o Renegade se tornará um concorrente ainda mais perigoso para 2017.

NOVAS VERSÕES

Com as atualizações, o Renegade 1.8L ganhou uma nova versão topo de linha. Chamada Limited tem como maiores diferenciais a pintura prata na grade dianteira, capas dos retrovisores externos e barras de teto. O teto é sempre pintado de preto, e as rodas de 18 polegadas têm pintura exclusiva. 

Entre os itens de série estão bancos de couro, chave de presença Keyless Enter’n Go, tela de TFT de 7 polegadas, faróis de xenônio, sensores de faróis e de chuva, rebatimento elétrico dos retrovisores e espelho interno eletrocrômico.

As demais versões do Renegade também receberam atualizações nos pacotes de equipamentos. A Sport, por exemplo, agora conta com porta-óculos, barras longitudinais de teto, banco do passageiro rebatível e com porta-objetos sob o assento, central multimídia Uconnect 5” com tela de toque, GPS e câmera de ré (com motor 2.0 Diesel)

A Longitude, por sua vez recebeu porta-óculos e bancos de couro (na versão com motor 2.0 Diesel). Já a Trailhawk ganhou airbags laterais, de cortina e de joelhos para o motorista, além de faróis de xenônio, chave de presença Keyless Enter’n Go, bancos de couro e rebatimento elétrico dos retrovisores.

Preços e Versões

1.8 Flex MT5

R$ 72.990

Sport 1.8 Flex MT5

R$ 79.490

Sport 1.8 Flex AT6

R$ 85.990

Longitude 1.8 Flex AT6

R$ 90.990

Longitude (teto*) 1.8 Flex AT6

R$ 97.790

Limited 1.8 Flex AT6

R$ 97.990

Limited (teto*) 1.8 Flex AT6

R$ 104.790

Sport 2.0 Diesel AT9 4x4

R$ 115.990

Longitude 2.0 Diesel AT9 4x4

R$ 123.490

Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4x4

R$ 136.990

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