Golf 1.0 turbo surpreende no desempenho e no preço

Nova versão de R$ 74.990 é mais potente e barata que 1.6 MSI

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Lukas Kenji
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Quando os primeiros rumores de que o Golf seria equipado com o motor 1.0 TSI do up!, logo nasceram temores de que o propulsor não teria capacidade de impulsionar o hatch médio com eficiência. Se você também ficou com esse receio, pode ficar tranquilo. Já andamos no lançamento, que não só mostrou desenvoltura em termos de performance como também compromisso com a economia de combustível. Por outro lado, ao contrário do que muitos esperavam, o modelo será ofertado como versão de entrada, como preço inicial de R$ 74.990.

O valor é surpreendentemente mais em conta do que a versão 1.6 MSI de 120 cv de potência, que sai por R$ 78.130. É possível dizer até que esta versão ficou sem razão de existir. Isso porque a Volkswagen aumentou a cavalaria do propulsor 1.0 dos 105 cv originais do up! para 125 cv, quando abastecidos com etanol. Isso sem sacrificar a eficiência energética ou seu desempenho. Basta notar que a aceleração de 0 a 100 km/h é de 9,7 segundos, com etanol, e que o consumo de combustível pode chegar a 11,9 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada, com gasolina - com etanol, os números são: 8,4 km/l (cidade) e 10,1 km/l (estrada). O rendimento significa nota ‘A’ no Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro.

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 Volkswagen Golf 1.0 TSI
Volkswagen Golf 1.0 TSI
Legenda: Volkswagen Golf 1.0 TSI
Crédito: Volkswagen Golf 1.0 TSI
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9,7 s

21%

12,8 km/l

é a aceleração de 0 a 100 km/h, com etanol

é o aumento de torque de 16,8 kgf.m para 20,4 kgf.m

é o consumo de combustível combinado cidade/estradas, com gasolina

Segredo do sucesso

A ampliação do torque é ainda mais chamativa. Saltou de 16,8 kgf.m para 20,4 kgf.m, o que significa aumento de 21%. Para tanto, a Volks apostou em ampliar a densidade do ar no processo de combustão por meio de mais pressão por parte do turbocompressor (250 bar). Desta forma, também foi preciso implementar radiadores maiores e materiais mais resistentes para lidar com a maior temperatura e, assim, manter a robustez do motor.  

No entanto, se a questão do propulsor foi bem resolvida, o fato de ele ser oferecido somente com transmissão manual de seis velocidades gerou polêmica. O problema não está em seu desempenho, uma vez que o casamento com o propulsor 1.0 foi muito bem alinhado (mais regular até que no up! TSI, que usa câmbio de cinco marchas).

“O foco da nova versão é no consumidor que valoriza o prazer em dirigir”, argumentou o supervisor de marketing da Volkswagen do Brasil, Joas Fritz, justificando a oferta exclusiva do câmbio manual. No entanto, o executivo adiantou que a estrutura do Golf 1.0 TSI pode tranquilamente ser pareada a um câmbio automático e que a fabricante vai analisar a demanda do consumidor antes de falar em novidades.

Mas para quem valoriza o tempo ao volante, realmente, temos um carro prazeroso. Entrega o torque máximo de 20,4 kgf.m entre 2.000 e 3.500 rpm, seja qual for o combustível, de maneira linear. Ou seja, tem fôlego em baixas rotações e retomadas ágeis em altas, mesmo nos escalonamento mais altos.

Chamou atenção também o baixo nível de vibração e, consequentemente, de ruídos provenientes do motor. O fato é surpreendente, uma vez que propulsores de três cilindros apresentam naturalmente mais barulho por conta da menor quantidade de peças em um bloco feito para quatro cilindros.

 Volkswagen Golf 1.0 TSI
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Legenda: Volkswagen Golf 1.0 TSI
Crédito: Volkswagen Golf 1.0 TSI
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Itens de série

Diferenciais do Golf perante a concorrência, os sistemas de segurança ativa foram mantidos como itens de série na versão 1.0. Há controles de tração e estabilidade, freios a disco nas quatro rodas, bloqueio eletrônico do diferencial, frenagem automática pós-colisão, além de sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelhos para o motorista).

Outros itens padrões da versão são direção elétrica, volante revestido de couro, ar-condicionado, vidros e retrovisores elétricos, rodas de liga leve de aro 16”, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, e central multimídia com tela de 6,5 polegadas sensível ao toque, que suporta as tecnologias Apple CarPlay, Android Auto e MirrorLink.

Pacotes opcionais

Existem ainda outros três pacotes com equipamentos opcionais. Na alternativa chamada de Elegance há volante multifuncional, piloto automático, rodas de liga leve de 17 polegadas Geneva e sensor de chuva. Já o pacote Exclusive adiciona ainda a central multimídia Discover Media, que agrega recurso de navegação por GPS. A opção mais cara é a Comfort, que agrega ar-condicionado digital e bancos revestidos em couro. Fora os pacotes acima, ainda há como opcional o teto solar.

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