Ele já era reconhecido como o Jaguar mais insano - e bonito - de todos seus antecessores, mas a evolução continua. O F-Type acaba de aparecer com novas versões, um novo sistema de infotainment bem mais refinado e um app inédito que combina informações do veículo à imagens da câmera GoPro. No Brasil, o bólido chega em meados de 2017.
Não houve mudanças significativas no visual – e convenhamos que nem precisava. Entre as sutis alterações está o farol integralmente em led e novas entradas de ar no para-choque, destacadas por molduras redesenhadas.
Por dentro, o destaque vai para os novos bancos feitos em liga de magnésio que emagreceram 8 kg (cada), a nova central multimídia Touch Pro com navegação rápida e intuitiva, e um app batizado de ReRun, feito em parceria comm a GoPro, que combina as imagens gravadas pela câmera (que deve ser instalada no capô do carro) a dados de telemetria extraídos da central do veículo (velocidade, rotação, posição do acelerador, marcha engatada, força G, etc). Na prática, é como se seu carro virasse um jogo de videogame. O arquivo gerado no seu “rolê” fica disponível para download e você pode compartilhar com os amigos nas mídias sociais.
Quando foi lançado em 2012, este cupê de dois lugares rapidamente conseguiu seu lugar ao sol com uma receita simples e eficaz: design arrebatador, carroceria em alumínio, performance de gente grande e um sistema de tração inteligente. A motorização do “novo” F-Type não mudou, mas ele ganhou novas versões, uma delas é a série Sport 400, com produção limitada a apenas um ano.
Como o próprio nome entrega, o V6 3.0 supercharged ganha mais 60 cv nesta versão, totalizando 400 cv de potência no total. Para lidar com o ganho extra de potência, o esportivo ganhou freios de alta performance ainda mais refinados, dinâmica configurável e rodas aro 20 com acabamento em cinza escuro. O logotipo 400 Sport na dianteira, traseira e também no interior, identificam a versão.
Opções não faltam. A Jaguar também irá oferecer a versão R-Dynamic, equipada com o V6 supercharged nas configurações de 340 cv ou 380 cv. A versão é diferenciada pelas rodas de liga leve de aro 19 ou 20 com desenho específico e acabamento em preto brilhante no para-choque. A versão mais potente deve substituir a S vendida no Brasil. Entre as comodidades para o motorista está o novo sistema de estacionamento automático, que não só coloca o carro na vaga, mas também o tira da vaga para você.