Andamos no Golf Variant flex e no Tiguan 1.4

Perua fica mais simples, enquanto SUV surpreende no desempenho

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Lukas Kenji
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Os Volkswagen Golf Variant e Tiguan receberam mudanças que os deixaram, digamos, mais simples na linha 2017. No caso do SUV, as alterações são bem-vindas, com a chegada da opção 1.4 TSI que abaixou o preço de partida do carro para R$ 125.990. Já o station wagon ganhou motor flex e 10 cv mais potente (150 cv no total), mas adotou sistemas de suspensão e transmissão mais simplórios. O preço, no entanto, subiu. A perua agora parte de R$ 101.880.

Não estamos dizendo que o comportamento dinâmico do Golf Variant foi comprometido. A transição da suspensão multilink para eixo de torção é quase imperceptível. A caixa de câmbio automática Tiptronic de seis velocidades também é bastante competente, mas não chega perto da primazia da transmissão DSG de dupla embreagem e sete velocidades.

O lado positivo é que a perua ainda é bastante gostosa de dirigir e agora atende aos consumidores que preferem abastecer o carro com etanol. O motor entrega o pico de 150 cv entre 4.500 rpm e 5.500 rpm, enquanto o ápice do torque de 25,5 kgf.m aparece já aos 1.500 rpm e continua constante até 4.000 rotações. O bom é que o desempenho é o mesmo tanto com etanol quanto com gasolina.

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Já os dados de consumo são de 10,9 km/l e 7,5 km/l na cidade, enquanto na estrada o desempenho é de 13,8 km/l e 9,5 km/l, sempre na ordem gasolina e etanol e com base em informações do Inmetro.

As outras novidades da linha 2017 da perua baseada no Golf está na relação de itens de série. Qualquer versão agora vem com comando de voz e central multimídia com App-Connect, tecnologia que permite parear smartphones e tablets com os programas Apple CarPlay, Android Auto e Mirror Link.

Outros equipamentos disponíveis já na versão Comfortline são o sistema Start/Stop, direção elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos e retrovisores elétricos, central multimídia com tela sensível ao toque de 6,5 polegadas, rodas de liga leve de aro 16” estilo, sensores de estaionamento dianteiros e traseiros, sete airbags, controles de tração e controle de estabilidade, bloqueio eletrônico do diferencial, faróis de neblina e freios com Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão. O único opcional para a versão são rodas de aro 17” estilo Geneva.

Já a configuração Highline, que custa R$ 113.290, agrega ar-condicionado digital de duas zonas, bancos de couro, lanternas de LED e volante multifuncional. Os opcionais são rodas de aro 17” diamantadas estilo Madrid e central multimídia com tela de 8 polegadas.

 Volkswagen Tiguan 1.4 TSI
Volkswagen Tiguan 1.4 TSI
Legenda: Volkswagen Tiguan 1.4 TSI
Crédito: Volkswagen Tiguan 1.4 TSI
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SUV bom de guiar

Voltando ao Tiguan, o ponto de destaque está no surpreendente bom desempenho do utilitário com o motor 1.4. Apesar de ser 50 cv menos potente que o famigerado 2.0 de 200 cv, o propulsor 1.4 a gasolina de 150 cv não tira do utilitário o conhecido prazer ao dirigir.

O pico de potência é entregue entre 5.000 rpm e 6.000 rpm, enquanto o torque de 25,5kgf.m surge aos 1.500 giros e permanece até 3.500 rpm – como você pode notar, os dados de potência e torque são os mesmos do Golf Variant, mas o que muda é a faixa de rotação em que eles são entregues.

O SUV continua com boas retomadas e tem um escalonamentos até mais linear do que a perua porque adota o câmbio DSG de sete marchas.

A quem está com receio em relação a transmissão, que no caso da versão 1.4 é 4x2, pode ficar despreocupado. O carro não fica menos seguro ou arisco e, convenhamos, o Tiguan não tem nenhum apelo para o off-road. O negócio dele é a cidade.

Volkswagen Tiguan 1.4
Volkswagen Tiguan 1.4
Crédito: Volkswagen Tiguan 1.4
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Mas para justificar um preço mais em conta, o carro acabou ficando com acabamento mais simples. O pacote de itens de série incluem sistema star/stop, direção elétrica, rodas de liga leve de aro 17”, seis airbags, oito alto-falantes, piloto automático, ar-condicionado, volante multifuncional com acabamento de couro, sensor de estacionamento e central multimídia com tela de 6,5” com App-Connect.

O pacote de itens de série incluem sistema start/stop, direção elétrica, rodas de liga leve de aro 17”, seis airbags, oito alto-falantes, piloto automático, ar-condicionado de duas zonas, volante multifuncional com acabamento de couro, sensor de estacionamento e central multimídia com tela de 6,5” com App-Connect.

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