Aceleramos o Honda Civic Sport manual

Versão de entrada do sedan médio tem visual invocado, desempenho apenas 'ok' e preço que parte de R$ 87.900

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Marcelo Monegato
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E não é que existe! Nesta quinta-feira, o WM1 acelerou pela primeira vez o futuro candidato a 'mosca branca' da Honda. Estamos falando do novo Civic Sport com transmissão manual de 6 marchas, versão de entrada do sedan médio, que parte de R$ 87.900 - garantia de 3 anos, sem limite de quilometragem. Para se ter uma ideia de sua futura raridade, somente entre 1% e 5% de toda a produção é destinada a esta configuração.

A intenção da Honda com a opção Sport - que também tem opção de câmbio automático CVT por R$ 94.900 - é abraçar aqueles que buscam um upgrade. Basicamente os que estão dando um City na troca por um modelo acima, mas que não tem bala na agulha investir nas versões mais elevadas EX, EXL ou Touring - está última parte de R$ 124.900 (aí!).

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O visual agrada. A grade frontal preta e as rodas de liga leve de 17 polegadas escurecidas são suficientes para dar um ar mais 'bandido' ao Civic. Faróis com máscara negra e uma ponteira dupla na discreta saída simples de escapamento poderiam deixar o Honda com cara ainda mais invocada. Ah! E uma identificação Sport na tampa do porta-malas ou na lateral das portas - nada muito chamativo - ajudariam, também.

Pulamos para dentro do Civic e os bancos revestidos em tecido chamam a atenção. Tudo bem que trata-se de uma versão de entrada, mas couro nos assentos não é nenhum absurdo para quem cobra quase R$ 90.000. Tecido, aliás, que também está no painel das portas, juntamente com plásticos duros e emborrachados. Todas as peças estão muito bem encaixadas, sem folgas ou rebarbas. O simples, no Civic Sport, está muito bem feito! Ponto positivo para o revestimento do teto em tecido preto - nada de caramelo, branco ou cinza claro para ampliar a sensação de amplitude interna.

 Honda Civic Sport MT
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Legenda: Honda Civic Sport MT
Crédito: Honda Civic Sport MT
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Crédito: Honda Civic Sport MT
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Espaço, por sinal, é outro ponto forte desta décima geração do Civic. Com 4,63 metros de comprimento e 2,70 metros de distância entre os eixos, até o gerente de comunicação da Honda, com quase 1,90 metro de altura, cruzou as pernas no banco traseiro. O porta-malas também é bastante generoso: 525 litros. O peso, por sua vez, é de 1.275 kg - corpinho enxuto para um veículo deste porte.

Acelerando

Em uma estrada sinuosa na região de Guararema, interior de São Paulo, o Civic Sport manual mostrou-se divertido. O escalonamento das marchas consegue extrair respostas interessantes (agradáveis, mas nada impressionante) do motor 2.0 16V bicombustível de 155 cv de potência máxima e 19,5 kgf.m de torque, que prefere trabalhar em médias e altas rotações - antes dos 2.500 giros chega a ser até um pouco manso. Os engates são precisos e extremamente silenciosos. Muito boa a posição mais elevada da manopla, permitindo ao motorista assumir uma postura esportiva ao volante.

Preço das Revisões Periódicas

10.000 km ou 12 meses

R$ 244,50

20.000 km ou 24 meses

R$ 389,83

30.000 km ou 36 meses

R$ 433,50

40.000 km ou 48 meses

R$ 980,21

50.000 km ou 60 meses

R$ 433,50

60.000 km ou 72 meses

R$ 1.241,04

Na estradinha de retas curtas e sequências de curvas direita esquerda, trabalhamos apenas com terceira, quarta e quinta marchas. A sexta (overdrive) foi 'espetada' somente para descansar, rodando com uma preocupação maior no consumo de combustível. De acordo com a fabricante, os índices do Civic manual são, com etanol, 7,1 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada - com gasolina os números são 10,2 km/l no perímetro urbano e 13,4 km/l, no rodoviário. Assim como as demais versões, a Sport tem função ECON, que busca uma maior eficiência energética - conhecida também como economia de combustível - trabalhando, por exemplo, no tempo da abertura do corpo da 'borboleta' e otimizando o funcionamento do ar-condicionado digital, utilizando mais o sistema de recirculação. 

 Honda Civic Sport MT
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Legenda: Honda Civic Sport MT
Crédito: Honda Civic Sport MT
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A direção elétrica é leve, proporcionado conforto, e a mesmo tempo direta, quando buscamos uma condução mais 'apimentada'. A suspensão independente nas quatro rodas - McPherson na dianteira e multilink na traseira - garante um Civic nos 'trilos'. A obediência em mudanças rápidas de direção impressiona. Não há insinuações de saídas de frente e ou sinais de a traseira escapar. E as inclinações da carroceria são praticamente zero, transmitindo muito confiança a quem está atrás dia volante.

Somente entre 1% e 5% da produção do Civic será da versão Sport com transmissão manual

A eletrônica, aliás, está presente com os controles de tração e estabilidade, e com o chamado Agile Handling Assist System (AHA), que funciona como um ‘vetorizador’ de torque, atuando, em curvas de raio longo em que o Honda começa a perder a trajetória, com leves pinceladas no freio das rodas internas, trazendo o carro de volta à rota. Lembrando que estamos falando de um tração dianteira. Os freios são a disco nas quatro rodas - ventilados na dianteira (282 mm) e sólidos na traseira (260 mm).

Apesar de sugerir uma esportividade, o Civic Sport mantém fortes laços com o conforto. Um sinal claro deste pacto é o silêncio interno quase sepulcral. O barulho do motor invade a cabine somente quando jogamos as rotações acima da casa dos 4.500 giros - e mesmo assim o barulho quase que pede 'licença' de tão suave que adentra. A Honda poderia trabalhar um pacote para deixar o ronco mais evidente...

Honda Civic Sport MT
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Crédito: Honda Civic Sport MT
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Itens de Série

Freios ABS (antitravamento) com EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem) e alerta de frenagem de emergência, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controlador de velocidade, câmera de ré, ISOFIX para fixação da cadeirinha de criança, auxiliar de partida em rampa, freio de estacionamento elétrico, volante multifuncional revestido em couro, faróis de neblina, travas, vidros e retrovisores externos elétricos são de série. Assim como a modesta central com tela de 5 polegadas, apenas com função de rádio e conectividade Bluetooth. O Civic, mesmo em sua versão de entrada, merecia uma central multimídia com no mínimo sistema de navegação por GPS e compatível a Apple CarPlay e Android Auto.

Conclusão

Mercadologicamente falando, o Civic Sport com transmissão manual é praticamente inexistente - assim como o Honda HR-V LX manual, que em certos momentos esquecemos que ainda é fabricado. E a Honda sabe disso, destinando apenas uma parte insignificante da sua produção para esta configuração. Agora falando como apaixonados por direção, este câmbio sim entrega um tempero suave à condução deste sedan, mas nada que nos faça salivar, como a configuração Si das gerações anteriores faz.

 Honda Civic Sport MT
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Legenda: Honda Civic Sport MT
Crédito: Honda Civic Sport MT
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