Carro merece cuidado especial em dias frios

Confira dicas para protejer seu veículo das temperaturas extremas

  1. Home
  2. Dicas
  3. Carro merece cuidado especial em dias frios
Lukas Kenji
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

 

940x576 58406478 Dae0 4a5a Abb7 Fc97fb1e8534

As últimas semanas têm sido um prato cheio para quem curte o frio. Mas o que pode ser a alegria de muitos, significa também um sinal de atenção para o carro. Isso porque diversos componentes têm o funcionamento alterado em decorrência do clima extremo.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Dicas para cuidar do carro no frio

Aliás, a galera que vive nas cidades que estão registrando temperaturas negativas têm que criar coragem para sair das cobertas e ir para garagem a fim de conferir o estado do radiador.

“A água do radiador necessita da presença do líquido de arrefecimento para o congelamento da água do sistema, o que geraria trincas em cabeçote e nos demais componentes do sistema de arrefecimento”, alerta o coordenador técnico do Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária), Gerson Burin.

Tanquinho de partida

Ele lembra também que os donos de veículos flex devem ficar ligados no tanquinho de partida a frio. “Quanto maior o número de partidas em temperaturas baixas, maior será o consumo de gasolina no reservatório. Então, é preciso fazer a verificação do nível semanalmente”, recomenda.

Óleo lubrificante

Outro líquido que sofre alteração durante o frio é o óleo lubrificante. Neste período, ele fica mais viscoso e precisa de mais tempo de aquecimento para atingir a viscosidade ideal e, então, fazer o motor funcionar. Mas o especialista alerta: “se o carro demorar a pegar, não insista demais na partida pois isso pode acarretar em eventuais danos no motor de partida ou descarga da bateria, impossibilitando a partida do motor posteriormente.”

Bateria

Falando em bateria, este é outro componente que sofre com o frio. Em temperaturas mais baixas a exigência da bateria acaba sendo maior em função das partidas mais longas. Muitas baterias acabam sendo trocadas em tempos mais frios, inicialmente pela sua vida útil, que deve estar chegando ao fim, e principalmente pela grande exigência nas tentativas de partida até o motor entrar em funcionamento”, conclui Burin.

Bom, você viu que não tem nenhum segredo para deixar proteger o carro do frio, não é? Agora é vestir os agasalhos e colocar as dicas em prática.

Comentários