Veja cinco carros de luxo com preços até R$ 80 mil

Selecionamos alternativas com muita tecnologia e qualidade de construção com preço de sedã médio zero ou até menor

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Redação WM1
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Pesquisando com calma, dá para encontar no mercado de usados carros de luxo pouco rodados de diferentes categorias com preços de até R$ 80 mil, valor hoje cobrado por versões de entrada ou intermediárias de sedãs médios de marcas generalistas, como Toyota Corolla e Honda Civic. Pelo mesmo preço, dá para colocar na garagem um carro com muito mais status e recursos tecnológicos, mas com a contrapartida de exigir mais gastos no pós-venda, especialmente no que se refere a peças de reposição.

Se você tem essa grana no banco e está ciente dos gastos adicionais que um carro dessa categoria requer, apenas fique atento às regras básicas para a compra de um usado. Além de verificar com o vendedor se toda a documentação está OK, não deixe de levar um mecânico de confiança para evitar comprar “micos”, como veículos acidentados, e verifique se existe algum recall pendente para o modelo que você pretende adquirir.

Na sua pesquisa, também dê preferência a carros com baixa quilometragem e cujo proprietário tenha realizado todas as revisões dentro do prazo em uma concessionária. Além disso, há muitos veículos à venda com licenciamento e IPVA pagos, o que pode ser um bom argumento de venda. Pensando nisso, destacamos cinco modelos de marcas consideradas “premium”no catálogo da Webmotors com rodagem baixa ou intermediária e com preços na faixa entre R$ 38 mil e R$ 80 mil. Confira!

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Hyundai Azera

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Hyundai Azera 2011
Crédito: hyundai_azera
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Se você busca um sedã grande, luxuoso, confortável e com motor V6 embaixo do capô, essa é uma boa pedida. A primeira geração, especialmente, pode ser encontrada com preços na faixa dos R$ 40 mil com facilidade, cerca da metade do valor cobrado pela atual geração do sedã. É verdade que o Azera “antigo” tem um visual quadradão, lembrando os sedãs executivos da década passada, mas não deixa de ser imponente nas ruas. Ao optar pelo Azera de primeira geração, procure o modelo 2011, o último dessa fornada, que traz grade e para-choque dianteiros redesenhados e conta com motor V6 3.0 a gasolina de 265 cv, contra 245 cv dos modelos mais antigos. Essa safra é bem completa, trazendo transmissão automática de seis marchas, dez airbags, faróis de xenônio e sensores de estacionamento traseiros. Na Webmotors, tem uma unidade 2010/2011 com cerca de 52 mil km rodados por R$ 38.890.

BMW 116i

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BMW 116i 2012
Crédito: bmw-1-series-116i
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Quem busca um carro de luxo seguramente considera um modelo das três principais marcas premium alemãs: Audi, BMW e Mercedes-Benz. No caso da BMW, quem não precisa de muito espaço e preza a esportividade tem no Série 1 uma boa pedida. Inclusive porque é o único hatch médio que você pode comprar equipado com tração traseira, que reconhecidamente oferece dirigibilidade mais precisa e empolgante. E é bom aproveitar, porque em breve o Série 1 vai trocar de geração e adotar nova plataforma, com tração dianteira como padrão, a exemplo do que aconteceu com o novo X1.

Considerando os exemplares da primeira geração, dá para comprar um Série 1 na faixa dos R$ 50 mil, mas recomendamos escolher modelos mais recentes, com motor turbo. Dessa safra, que chegou ao Brasil em 2012, a versão de entrada 116i já entrega desempenho satisfatório e bom pacote de equipamentos na faixa de R$ 70 mil ou menos que isso. Para se ter uma ideia, o carro traz motor 1.6 turbinado de 136 cv, o que não parece muito, e 22,4 kgf.m de torque, suficientes para se divertir, em combinação com o câmbio automático de oito marchas. A lista de itens de série inclui airbags frontais, laterais e de cortina, faróis com acendimento automático e som com Bluetooth. A Webmotors tem um 116i à venda por R$ 59.990, com 35 mil km rodados.

Mercedes-Benz C180

Mercedes Classe C 2013
Mercedes Classe C 2013
Crédito: Divulgação
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Quem sonha em se tornar dono de um sedã alemão certamente já deu uma olhada no Mercedes-Benz C180, versão de entrada que vendeu bem na geração anterior, quando o mercado automotivo brasileiro estava bem aquecido. A nova chegou ao país em meados de 2014, bem mais cara, e manteve os preços altos mesmo quando foi nacionalizada e ganhou motor flex, em abril de 2016. Pensando no custo-benefício, opte pelo C180 a partir do modelo 2011, que já traz motor CGI, com turbo e injeção direta de combustível, mais econômico que as unidades Kompressor, sobrealimentadas por compressor mecânico.

Um C180 modelo 2012 traz motor 1.8 turbo de 156 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, acoplado à transmissão automática de cinco marchas, que manda toda a força para as rodas traseiras, como manda a tradição no Classe C e no seu maior rival, o BMW Série 3. O C180 2012 traz bancos de couro sintético com comandos elétricos e sistema de som com Bluetooth e comandos no volante. A Webmotors tem um exemplar 2012 com apenas 38 mil km rodados  por R$ 71.990. Pesquisando bem, dá para encontrar unidades mais rodadas por menos que isso.

Volvo XC60

Volvo XC60
Crédito: volvo_xc60
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Como os SUVs estão em alta na preferência do consumidor, existe uma ampla oferta de opções com esse tipo de carroceria, inclusive em marcas consideradas de luxo, como a sueca Volvo. O utilitário esportivo médio XC60, o mais vendido da montadora nórdica no país, está em nova geração, com preço superior à casa dos R$ 200 mil.

Pagando bem menos que isso, dá para levar um XC60 “antigo” em excelente estado. A versão intermediária Dynamic T5, por exemplo, dispensa o 4x4 e traciona apenas as rodas dianteiras, mas isso não é um problema. Equipado com motor 2.0 turbo de 240 cv e 32 kgf.m, com transmissão automatizada de dupla embreagem e seis marchas emprestada da Ford (a Volvo pertenceu à marca norte-americana até 2010, quando foi adquirida pela chinesa Geely), ele anda muito bem e trata melhor ainda os ocupantes, com teto solar panorâmico, ar-condicionado digital dual zone, rodas de liga leve de 18 polegadas, sistema de som com Bluetooth e oito alto-falantes, bancos dianteiros elétricos e recursos de segurança típicos da Volvo, como frenagem automática de emergência. Na Webmotors, tem um XC60 Dynamic T5 com cerca de 35 mil km rodados e preço de R$ 76 mil.

Audi A3 Sedan

Audi A3 Sedan 2015
Crédito: 2015-audi-a3 sedan
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Fabricado no Brasil desde o fim de 2015, quando foi nacionalizado e ganhou motor flex, o A3 Sedan é hoje o carro mais vendido da Audi e tem amplo mercado de usados e de peças de reposição. Traz acabamento interno elegante e caprichado, como todo Audi, e desde a versão de entrada Attraction oferece faróis de xenônio, bancos de couro sintético e sistema start-stop (que desliga automaticamente o motor em paradas rápidas para poupar combustível). A versão topo de linha é equipada com motor 1.8 ou 2.0 turbo, mas as configurações Attraction e Ambiente, com propulsor 1.4, trazem o melhor custo-benefício.

Note que, antes de ser nacionalizado, o motor 1.4 TSI do A3 Sedan bebia apenas gasolina e rendia 122 cv e 20,4 kgf.m, contra 150 cv e 25,5 kgf.m da versão nacional. Mas o A3 gringo tem suas vantagens: o câmbio é automatizado de dupla embreagem, com trocas rápidas, e a suspensão traseira é do tipo independente, mais moderno e que garante mais estabilidade em velocidades elevadas – o brasileiro trocou o câmbio pelo automátivo convencional, com conversor de torque, e utiliza eixo de torção na traseira. A Webmotors tem uma unidade 2014/2015 (portanto, importada) com cerca de 37 mil km rodados,  por R$ 72,5 mil.

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