Showroom ecológico

Veja as opções de híbridos e elétricos à venda no Brasil

  1. Home
  2. Seu bolso
  3. Showroom ecológico
Lukas Kenji
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Fusion
Fusion
Crédito: Divulgação
toggle button

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O Brasil ainda está a léguas de distância de outros mercados quando o assunto é carro elétrico ou híbrido. Se em diversos países já existe compartilhamento de veículos sustentáveis e postos de recarga elétrica espalhados por todo canto, por aqui a realidade é de falta de infraestrutura mesmo em metrópoles.

Segundo as montadoras, isso reflete na oferta de veículos de propulsão ecologicamente correta. Só nos Estados Unidos, por exemplo, há 48 modelos à disposição. Por aqui, a oferta é de seis modelos.

A falta de incentivos governamentais seria outro impeditivo para a oferta escassa dos chamados “carros verdes”. Mas a realidade parece ter dado os primeiros passos para melhorar. O estado do Rio de Janeiro passou a fornecer alíquota reduzida de 1,5% no IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de híbridos. Já na cidade de São Paulo, além do desconto de 50% no IPVA, há isenção no rodízio municipal de circulação.

Mas a melhor notícia foi a isenção de imposto de importação para híbridos e elétricos concedida pelo governo fcaptional em outubro de 2015. O reflexo da media parece ter começado a surtir efeito agora. Alguns modelos tiveram seus preços reduzidos e uma montadora chinesa, a Zotye, anunciou a montagem de carros 100% elétricos na fábrica de 200.000 m² que será erguida em Goianésia (GO) a partir de 2018.

Outros modelos que já rodam no Brasil em parcerias com a iniciativa privada também carregam expectativa de serem vendidos ao consumidor comum. São eles o Nissan Leaf, utilizado como táxi nos municípios do Rio de Janeiro e São Paulo, além do Renault Zoe, que foi testado pela Webmotors, conforme você pode conferir no vídeo abaixo.

Enquanto esses modelos não chegam ao mercado, confira o showroom ecologicamente disponível em nosso mercado:

TOYOTA PRIUS - PARTE DE R$ 119.950

O híbrido mais barato do Brasil recebeu nova geração no Brasil neste mês. Ficou R$ 2.340 mais caro em relação ao modelo antecessor, mas ainda sim é quase R$ 10 mil mais barato do que o Lexus CT 200h, segundo híbrido mais em conta no mercado.

Maior e com design mais agressivo, o carro também tem novo conjunto de motores. A potência total combinada entre motor elétrico e propulsor 1.8 a gasolina é de 123 cv.

Lexus
Lexus
toggle button

LEXUS CT200H – PARTE DE R$ 129.900

O híbrido que divide plataforma com a geração anterior do Prius teve redução agressiva de preço. A versão mais completa 200t custava R$ 162.185 e agora está tabelada a R$ 149.900, redução de R$ 12.285. Já a configuração de entrada Eco deixou de custar R$ 141.090 para ser vendida a R$ 129.900, diferença de R$ 11.190.

O hatch tem potência combinada de 136 cv e tem consumo de combustível de até 15,7 km/l na cidade, segundo a montadora.

FORD FUSION HYBRID - R$ 149.900

Híbrido de luxo, o Fusion Hybrid sai por R$ 149.900. Ele combina motor elétrico de 120 cv com um propulsor 2.0 a gasolina de 143 cv. A potência combinada é de 190 cv.

O sedã grande vem com pacote de itens de série recheado e conta com itens como oito airbags, ar-condcionado digital, teto solar, central multimídia, freios regenerativos, monitoramento de ponto cego, controle de tração e estabilidade, rodas de aro 18” entre outros.  

O único SUV híbrido à venda no Brasil é tabelado a R$ 204.990. O modelo foi lançado por aqui em setembro de 2014 por R$ 190 mil. Diferente dos demais, seu conjunto tem três motores. Há dois propulsores elétricos de 82 cv, cada, disponíveis em nos dois eixos. Eles trabalham em parceria com um bloco 2.0 a gasolina de 121 cv. A combinação total é de até 200 cv.

É possível também rodar apenas com os motores elétricos. Desta forma, a potência é de 164 cv e a automia do veículo chega a 52 quilômetros.

BMW I8 - R$ 799.950

Temos aqui um híbrido superesportivo que pode alcançar os 100 km/h em 4,4 segundos a partir da inércia. Mas, para isso, é preciso fazer uma encomenda à BMW no valor de R$ 800 mil, o mesmo valor praticado desde sua chegada, em 2014.

 I8
I8
Legenda: I8
toggle button

O i8 alia um motor elétrico de 133 cv e 25,4 kgf.m de torque com um propulsor 1.5 de três cilindros a gasolina capaz de gerar 231 cv. Combinando tudo isso temos um híbrido de 362 cv e 58,2 kgf.m. Segundo a BMW, o esportivo que pode chegar a 250 km/h pode rodar 47 quilômetros utilizando apenas um litro de gasolina.

BMW I3 - PARTE DE R$ 169.950

Único 100% elétrico de fato a ser vendido no Brasil, o BMW i3 foi veículo do nosso showroom com o maior desconto após a isenção do imposto de importação concedido no fim de 2015. O carro era vendido por cerca de R$ 230 mil e agora não chega perto dos R$ 200 mil.

A versão de entrada Rex saiu de R$ 225.950 para R$ 169.950, diferença de R$ 56 mil. Já a configuração topo de linha Rex Full valia R$ 236.950 em setembro último e agora é tabelado a R$ 179.950, redução de R$ 60 mil.

I3
I3
toggle button

Comentários