Os 5 trunfos do campeão de vendas Chevrolet Onix

Confira os diferenciais que levaram o hatch compacto à liderança de mercado em 2015

WM1 / Janeiro 2016
Arquivo

A Chevrolet não tinha um modelo campeão de vendas desde 1986, quando o Monza conquistava o tricampeonato do mercado brasileiro. Após 29 anos, o hatch Onix desbancou o Fiat Palio, líder em 2014, para ser o terceiro modelo da GM a alcançar o título de automóvel mais vendido do País – o Chevette também alcançou o feito em 1983.

A WebMotors selecionou cinco pontos determinantes para o Onix emplacar 125.938 unidades em 2015, de acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) e ser o novo queridinho dos brasileiros:

1 - MODERNO E TECNOLÓGICO

Central multimídia. Antes do Onix este equipamento não era pronunciado por quem desejava comprar um hatch. Lançado em 2012, o modelo foi precursor do sistema que pode gerenciar diversos itens de entretenimento como rádio, GPS, aplicativos, etc. O chamado MyLink foi um divisor de águas no segmento.

2 - BAIXA DESVALORIZAÇÃO

O Onix é bem visto pelo mercado e tem um ótimo valor de revenda. Consequentemente, a taxa de desvalorização do modelo tem uma variação baixa. Na verdade, o hatch tem o menor índice de desvalorização do Brasil, segundo a Agência AutoInforme, com perda de valor em torno de 7,6% após um ano de uso.

3 - NADA DE CANIBALIZAÇÃO INTERNA

A Chevrolet apostou na estratégia de não investir na modernização do Celta (aposentado neste ano) e muito menos trazer um sucessor para o compacto. Daí sobrou espaço para o Onix brilhar na gama da marca. Atualmente, o carro é ofertado a partir de R$ 38.390 e pode chegar a R$ 50.840 na versão Effect.

4 - CÂMBIO AUTOMÁTICO

Enquanto a concorrência ofertava e continua ofertando caixas de câmbio automatizada, salvo exceções como o Hyundai HB20, o Chevrolet Onix disponibilizou a transimissão automática de seis velocidades em 2013. Pode até ser que o mix de vendas do equipamento não seja alto, mas só o fato de ser oferecido agrega bastante valor ao carro.

5 - PORTE DE HATCH SUPERIOR

Medidas consideravelmente confortáveis e visual moderno dão ao Onix um ar de hatch superior. Isso faz diferença não só para na prática como também para um quesito super importante para quem vai comprar um carro, o status. Destaque para o comprimento de 3,93 metros e entre-eixos de 2,53 m, além exterior com linhas fluídas e modernas comparadas à concorrência.

Com combustível de alta octanagem correndo pelas veias, a equipe de jornalistas do WM1 está sempre acelerando em busca das informações mais relevantes para quem está à procura do melhor negócio ou é apenas mais um aficionado por carros!

Matérias relacionadas