Mercado brasileiro teve 431 novidades em 2014

Volkswagen, BMW e Audi foram as que mais movimentaram o mercado ano passado

WM1 / 09/03/2015 às 11:02atualizado 10/07/2016 às 14:59
Arquivo

Quantas novidades a indústria automobilística lançou no mercado em 2014? Cinco, dez, 20?

Vamos lá: a Volkswagen lançou o seu novo carro de entrada, o Up!; a Fiat lançou o Cinquecento Cabriolet, a BMW trouxe o 420 Cabriolet, três modelos da Série M, o Crossover X4 e dois elétricos (i3 e i8). A Ford veio de Ka novo e Fiesta nacional. Que mais? A Chevrolet trouxe o Camaro Conversível e outros carros de luxo também estrearam no mercado brasileiro, como o Porsche Macan e os Mercedes-Benz GLA e CLA, além do Suzuki Swift.

Muitos carros foram renovados, como Fusion, Fluence, Sandero, Logan, City, Fit, Fox e Soul, por exemplo. Porém, se consideramos todas as novidades em relação a acabamento, motorização e carroceria de todas as marcas, fabricadas no Brasil e importadas, o número de novidades chega a 431. Isso mesmo: quase duas novidades por dia útil no ano passado.

Esse número expressivo, levantado pela Agência Autoinforme revela o dinamismo do setor automobilístico, com as montadoras sempre atentas a atender as demandas e buscar nichos de mercado para conquistar o cliente.

Durante o ano, as montadoras retiram de linha determinadas versões e colocam outras, introduzindo algum equipamento, eliminando outros, alterando a configuração, criando um detalhe no acabamento. Tudo com o objetivo de reposicionar o produto de forma a melhor enfrentar a concorrência.

Às vezes, a simples mudança do nome da versão e o reposicionamento do preço configuram um “carro novo no mercado”, que ajuda a marca a ampliar o seu espaço no mercado.

Muitas versões também são retiradas de linha. No ano passado, por exemplo, deixaram de ser fabricados ou importados 225 opções. O balanço, portanto, foi positivo: os catálogos das marcas aumentaram em 206 o número de ofertas ao consumidor brasileiro no ano passado.

A Volkswagen foi a marca que mais mostrou novidades, num total de 83, isto porque acrescentou  a opção de motor 1.6 16v para todos os modelos pequenos. Já a Mercedes-Benz foi a que mais retirou de linha, um total de 54 carros. Mas a marca que mais movimentou o catálogo de ofertas foi a BMW, que lançou 50 carros e retirou de linha 48, conforme você vê na tabela.

Consulte preços de carrso novos e usados na Tabela Fipe e WebMotors.





ENTRA E SAI - 2014
EntrouSaiu
MARCAUNIDADESMARCAUNIDADES
Volkswagen83Mercedes-Benz54
BMW50BMW48
Audi25Audi19
Renault25MINI14
Citroën22Subaru13
Mercedes-Benz22Hyundai10
Ford21Citroën8
Fiat15Volkswagen8
Chevrolet14Mitsubishi7
Aston Martin12Renault7
Hyundai12Honda6
Land Rover11Fiat5
Honda10Chana4
MINI10Chevrolet4
Nissan10Land Rover4
Volvo10Mahindra4
Peugeot10Nissan3
Porsche9Kia2
Mitsubishi8Porsche2
Jaguar7Aston Martin1
Toyota6Lifan1
Chery5Toyota1
JAC5Chery0
Jeep4Dodge0
Lexus3Ferrari0
Mahindra3Ford0
Subaru3JAC0
Suzuki3Jaguar0
Dodge2Jeep0
Kia2Lexus0
Lifan2Maserati0
Maserati2Peugeot0
Ssangyong2Shineray0
Ferrari1Ssangyong0
Shineray1Suzuki0
Troller1Troller0
Chana0Volvo0
Total431Total225

 

Tags