Inflação do Carro tem alta de 0,5% em março

Primeiro trimestre de 2015 já acumula forte elevação de 4,54%

WM1 / Abril 2015
Arquivo

O custo para andar e manter o carro subiu 0,5% em março. Esse foi o índice da Inflação do Carro da Agência AutoInforme no mês. Foi a terceira alta no ano, acumulando 4,54% no primeiro trimestre.

O índice de março é menor do que o IPC (Índice de Preço ao Consumidor) da Fipe, que foi de 0,7%, mas no acumulado do ano é bem maior: enquanto o IPC da Fipe registrou alta de 3,58% no trimestre, a Inflação do Carro chegou a 4,54%.

O aumento, no entanto, ficou bem abaixo dos registrados em janeiro e fevereiro, o que indica uma acomodação nos preços, principalmente dos combustíveis, os maiores responsáveis pela alta nos dois primeiros meses do ano.

Álcool e gasolina representam os maiores gastos com o carro. Juntos, eles são responsáveis por mais de 30% de todas as despesas do motorista para andar com o carro e fazer a manutenção preventiva.

O item que mais subiu foi o jogo de velas, com alta de 1,3%; o preço dos amortecedores subiu 0,7% e o da bateria 0,6%. Curiosamente, o serviço de estacionamento – item que teve a maior alta no ano passado – apresentou queda de preço em março: – 0,53%.

A pesquisa de preços feita para a composição da Inflação do Carro considera todos os itens que o motorista usa para andar de carro (combustíveis e impostos de circulação) e fazer a manutenção (peças e serviço), além do seguro.

Consulte preços de carros novos e usados na Tabela Fipe e WebMotors.

Tags