Com o Ka, Ford conquista 11,4% do mercado

Participação da montadora no acumulado do ano é de 10,6%

WM1 / 03/06/2015 às 17:46atualizado 10/07/2016 às 14:55
Arquivo

Há cinco anos a Ford não sai dos dez pontos percentuais de participação no mercado; às vezes caiu para nove. Precisou um momento de crise como o que estamos vivendo, com queda de 20% este ano, para que a empresa obtivesse um aumento importante na participação nas vendas.
 
Na verdade, a Ford também teve queda de venda no período janeiro-maio, mas bem menor do que a média do mercado, assim, encerra maio com 11,4% do mercado interno. No ano a participação da montadora é 10,6%.
 
Trata-se de um aumento significativo considerando que as outras três marcas tradicionais (Fiat, GM e Volkswagen) tiveram queda de vendas e de participação no período.
 
O grande responsável por esse desempenho foi o Ka, o único que cresceu este ano, enquanto os demais modelos da marca perderam em volume de venda em relação ao período janeiro-maio do ano passado (veja quadro)
 
Tanto a versão hatch quanto a versão sedã tiveram vendas expressivas. Nos cinco primeiros meses do ano o Ka hatch vendeu 39.008 unidades, enquanto a versão sedã vendeu 15.735 carros. Não é possível comparar com o mesmo período de 2014, pois eles foram lançados no segundo semestre.
 
Mas, analisando as vendas dos outros principais carros da Ford, percebemos a queda generalizada. O Ecosport, que reinava no seu segmento, está sofrendo com a chegada de novos concorrentes e suas vendas caíram 30,7%.
 
O New Fiesta hatch perdeu 36,3%, enquanto as vendas do sedã caíram 41,8%. O Focus viu suas vendas caírem 30,7%, enquanto as do sedã caíram 36,8%.
 

  Modelo20142015Var.
Qtd.Qtd.%
Ka +015735-
Novo Ka039008-
Ranger95898275-13,7
Focus sedã51533572-30,68
Ecosport2198215220-30,76
Courier32-33,33
Edge1027666-35,15
New Fiesta3090719697-36,27
Focus84135316-36,81
New Fiesta sedã53883133-41,85
Fusion54473158-42,02
Transit90531-96,57
Fiesta sedã571578-98,63
Fiesta2325051-99,78
Ka32844-99,87