Toyota anuncia recorde de velocidade em SUVs

Montadora preparou um Land Cruiser Prado com 2.000 cv para atingir mais de 370 km/h no deserto de Mohave

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Toyota anuncia recorde de velocidade em SUVs
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Picapes, caminhões e SUVs "raiz", com carroceria sobre chassi, são veículos pesados, robustos, feitos para encarar lamaçais e que nada têm a ver com esportividade, certo? Talvez. Quando um modelo do tipo cai nas mãos de alguma preparadora sem noção, o resultado pode ser surpreendente.

toyota-land-speed-cruiser-2016
toyota-land-speed-cruiser-2016
Crédito: toyota-land-speed-cruiser-2016
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

E se a própria montadora decidisse criar uma versão absurdamente potente de um modelo off-road para mostrar do que é capaz? Foi o que fez a Toyota com um Land Cruiser Prado, pacato SUV que é uma evolução do nosso Bandeirante e chegou a ser vendido aqui.

Chamado de Speed Land Cruiser, o protótipo foi visto pela primeira vez na feira norte-americana de carros modificados Sema Show, no ano passado. Agora, acaba de bater o recorde de SUV mais veloz do planeta, de acordo com a própria Toyota.

toyota-landspeed-cruiser-nascar-driver-carl-edwards-02.jpg
toyota-landspeed-cruiser-nascar-driver-carl-edwards-02.jpg
Crédito: toyota-landspeed-cruiser-nascar-driver-carl-edwards-02.jpg
toggle button

Com o ex-piloto da Nascar Carl Edwards ao volante, o Speed Land Cruiser marcou 370,18 km/h na base aérea de Mojave, na Califórnia (EUA), batendo por 30,57 km/h a marca anterior. A medição da velocidade foi feita com GPS e o SUV teve uma pista de 4 km, acelerando em linha reta, para conseguir o feito.

Para alcançar tamanha velocidade, o protótipo é equipado com motor V8 5.7 biturbo preparado que, segundo a fabricante, é capaz de render mais de 2.000 cv. E não foi só o motorzão que garantiu o recorde: a Land Cruiser teve a suspensão rebaixada e todos os demais bancos, exceto o do motorista, foram removidos para reduzir o peso.

Comentários