Sleeper: S10 com 600 cv roda discretamente em SP

Picape é equipado de motor já usado em Vectra GSi e Calibra, só que turbinado

WM1 / 29/02/2016 às 08:42atualizado 10/07/2016 às 14:45
Arquivo

As picapes médias passaram a fazer parte do ambiente urbano nacional há duas décadas. Nos últimos anos elas cresceram em tamanho e número de vendas e são usadas por muita gente como veículos do dia-a-dia. A idéia de segurança que o tamanho transmite também é uma das responsáveis por esse sucesso.

Agora imagine a cena. Você parado tranquilamente no semáforo aguardando. Ao seu lado uma S10 prateada com jeitão original. Quando o sinal verde desponta o único barulho é o da aceleração um pouco fora do comum da picape, que segue em ritmo crescente.

Em determinado ponto esse som se mistura ao conhecido ruído da turbina enchendo e a S10 parece querer destracionar no asfalto. Como a reta é longa ela simplesmente desaparece de vista. E todos se perguntam o que teria sido aquilo. 

Caro leitor, é um sleeper. Trocando em miúdos algo montado para parecer discreto e inofensivo até o pé afundar no pedal do acelerador. Esse exemplar traz no cofre o lendário motor C20XE, o mesmo que usado pelo Vectra GSi e Calibra, porém equipado com turbo e entregando 605 cv a 8.300 rpm!

Impressões ao volante

A experiência ao volante é quase surreal. A turbina grande da Garrett só cola o corpo no banco após as 4.000 rpm. E como cola. A combinação de tração traseira e força bruta exige atenção redobrada, especialmente nessa hora. E se a singela picape prata pedir passagem na estrada é melhor ir pra direita ou ter muitos cavalos de sobra para acompanhá-la.

Renato Bellote é jornalista automotivo em São Paulo, redator da Revista Driver e editor-chefe da Garagem do Bellote TV. Sua paixão por carros começou no dia em que saiu da maternidade a bordo de um Dodge Charger R/T

Matérias relacionadas