Primeiro V8 da Porsche, 928 está no WebMotors

Renegado, o 928 também trouxe várias inovações como o transeixo

WM1 / Fevereiro 2015
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Existe um clã na cultura automotiva que está presente em quase todo grupo de fãs de uma marca, carro ou estilos: os puristas. Eles são conservadores e vivem consumindo as tradições criadas pelos carros que eles idolatram. Puristas da BMW, por exemplo, colocariam fogo no primeiro Série 2 ActiveTourer que vissem pela frente. O motivo? Ele quebra a tradição de tração traseira da marca. Já puristas da Porsche torcem o nariz para Cayenne, Panamera e até Carrera GT simplesmente por não usarem motor com configuração boxer, disposição em que os cilindros são posicionados de forma horizontal e que consagrou a Porsche através do 911.

Mas muito antes desses modelos ganharem a fúria dos fãs de Porsche, um outro teve a missão de receber as críticas por não usar motor boxer e escolher um V8. O 928, como este anunciado no nosso site, foi o primeiro Porsche a abandonar a clássica configuração de cilindros contrapostos e optar por um motor em V. Você conhece mais da história dele no #AchadosWebMotors desta semana.

A Porsche existe desde 1931. 47 anos depois da fundação ela lançou o 928, com motor V8 e dianteiro – outra quebra de tradição, já que até aquele momento todos os Porsche tinham o motor colocado na parte traseira da carroceria. Primeiro com propulsor de 4.5 litros, o 928 produzia cerca de 240 cv e trazia uma série de inovações. Para garantir distribuição de peso igual para os dois eixos, ele tinha o câmbio colocado na parte traseira do carro montado com transeixo, como no 924 – lançado em 1976 e equipado com motor de quatro cilindros em linha. O 928 também tinha o Eixo Weissach, que virava as rodas traseiras minimamente, garantindo mais estabilidade.

O nosso 928 é um exemplar de 1987 e, por isso, traz um V8 de cinco litros e 335 cv debaixo do capô. Com apenas 19 mil km rodados tem apenas as rodas de 19 polegadas do 911 Turbo fugindo da configuração original. O câmbio é o automático de quatro marchas e foi revisado recentemente assim como o motor. Em estado de conservação impecável, está anunciado por R$ 165 mil.

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Iago Garcia Autor

Para o estagiário, gostar de carro foi hereditário. Adora carros preparados, clássicos e customizados. Apaixonado pelos esportivos japoneses, prefere um Skyline a uma Ferrari. Mas não rejeita nada que faça barulho e ande rápido.

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