Menino de 14 anos mostra como os carros são

Estudante controlou várias funções de um veículo por meio de um radiotransmissor

WM1 / Fevereiro 2015
Arquivo

Um estudante de 14 anos mostrou a executivos de montadoras qual é o grau de vulnerabilidade dos sistemas de conectividade do carros produzidos atualmente. Sozinho, conseguiu controlar diversas funções de um veículo de maneira remota: acendeu faróis, desbloqueou as portas e acionou os para-brisas.

Para tanto, o garoto precisou fazer um investimento de 15 dólares, aproximadamente R$ 43. O valor foi destinado à produção de um radiotransmissor caseiro, usado para comandar diversas funções do carro por meio do GPS.

A experiência foi realizada durante um evento com jovens especialistas em hackeamento de dados e que propôs a investigação das centrais multimídias dos carros. A iniciativa foi promovida pela organização sem fins lucrativos Battelle em parceria com a Delphi, empresa que desenvolve sistemas multimídias veiculares, entre outros produtos. 

O experimento foi realizado em julho de 2014, mas seu resultado foi divulgado apenas nesta semana, época em que as discussões sobre a vulnerabilidade dos sistemas multimídia dos automóveis ganharam força. Isso porque o senador Edward Markey elaborou um questionário para 16 montadoras, com o intuito de saber quais informações dos consumidores são acessíveis pelas fabricantes.

Outros estudos já mostraram que hackers são capazes de alterar a direção ou frear um veículo por meio de comandos de voz remotos.

Com combustível de alta octanagem correndo pelas veias, a equipe de jornalistas do WebMotors está sempre acelerando em busca das informações mais relevantes para quem está à procura do melhor negócio ou é apenas mais um aficionado por carros!

Matérias relacionadas