Newsletter
Share

Redes Sociais

mars-rover-concept

Jipe elétrico para explorar Marte lembra Batmóvel

Protótipo da Nasa foi apresentado com tração elétrica, seis rodas, painéis solares e laboratório na parte traseira

WM1 / 12/06/2017 às 13:30

A viagem até Marte até hoje é um sonho antigo da humanidade, largamente retratado em filmes de ficção científica, mas uma missão tripulada até o “planeta vermelho” ainda está distante de se tornar realidade. Até lá, a NASA, agencia espacial dos Estados Unidos, e órgãos semelhantes de outros (ricos) países seguem fazendo pesquisas e desenvolvendo protótipos de equipamentos que poderão ser usados futuramente para explorar Marte.

Um exemplo é o conceito de veículo concebido para uso em solo marciano, que a NASA apresentou para visitantes do complexo turístico do Centro Espacial Kennedy, no Cabo Canaveral, na cidade de Titusville, na Flórida.

O veículo, que lembra uma mistura de Batmóvel com caças invisíveis a radares, apareceu durante evento na última segunda-feira (5) com a presença do ex-astronauta Scott Kelly, que contou sua experiência de um ano a bordo da Estação Espacial Internacional. A exibição faz parte da exposição “Summer of Mars” (Verão de Marte), que dá um panorama geral do programa de pesquisas do planeta conduzido pela NASA.

O veículo em questão é para levar tripulantes e não deve ser confundido com o Mars 2020, jipe robótico que deve chegar à superfície de Marte em 2020, para realizar coleta de imagens e de amostras do solo e da atmosfera.

O jipe tripulado é movido por um motor elétrico, cuja eletricidade vem de baterias de 700 Volts, alimentadas por painéis solares. A parte traseira serve como um laboratório científico que pode ser desconectado para operar como um jipe de exploração autônomo. A Nasa esclarece que o veículo não será exatamente o mesmo que será enviado ao planeta vizinho, mas traz várias características e tecnologias que deverão ser mantidas na versão final.

Com combustível de alta octanagem correndo pelas veias, a equipe de jornalistas do WM1 está sempre acelerando em busca das informações mais relevantes para quem está à procura do melhor negócio ou é apenas mais um aficionado por carros!

Matérias relacionadas