Dodge Dart 1975 Super Special

Conheça o Dodge Dart nunca restaurado

Unidade fabricada nos Estados Unidos tem apenas 72.000 milhas rodadas e nunca foi restaurado

WM1 / 03/05/2017 às 10:45

Fabricado nos Estados Unidos entre 1960 e 1976, o Dodge Dart chegou ao Brasil a partir de 1969, dois anos após a Chrysler assumir as operações da Simca no País e foi o primeiro automóvel da norte-americana a desembarcar no Brasil.

Com linhas mais retas e uma grade larga que abrigava dois grandes faróis, tinha muitos cromados e o vidro traseiro chamava atenção por ser côncavo. O Dart também diferenciava-se em relação aos concorrentes pela construção em monobloco, ao invés do conjunto de carroceria ser fixada sobre um chassi perimetral. Outra novidade era a suspensão dianteira independente que, ao invés de utilizar molas helicoidais, trazia braços triangulares sobrepostos ligados a um tirante elástico unido a uma barra de torção. Já a suspensão traseira era por eixo rígido com feixe de molas.

Considerado um modelo bastante cultuado pelos colecionadores, como um clássico e pela importância que teve ao longo de anos no mercado automobilístico, muitos exemplares ainda podem ser encontrados em condições de total originalidade e funcionamento. Nesta matéria destacamos este Dart SE 1975 produzido nos EUA com apenas 72.000 milhas originais e que nunca foi restaurado. As principais diferenças do Dart “americano” para o “nacional” está no alto nível do acabamento interno e nos seus acessórios. Essa versão “Super Especial” era a mais luxuosa comercializada no mercado americano.

No interior, o volante possui outro tipo de formato e desenho, assim como o painel de instrumentos e o design dos bancos dianteiros, que para o padrão americano são maiores. Na parte externa temos o design das calotas, os frisos laterais e até o tamanho dos chamados “olho de gato” localizado nas laterais do pára-lama dianteiro que são maiores neste exemplar americano.

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Seu principal atrativo era o desempenho, proporcionado pelo motor 318 V8 que rende 198 hp e torque de 41,5 kgf.m a 2.400 rpm sendo movido à gasolina e que permitia o veículo desenvolver mais de 180 km/h. Este motor foi projetado nos EUA em meados de 1960, derivado dos caminhões e utilitários da linha Dodge, por isso tem uma resistência incontestável, chegando a equipar até mesmo caminhões Volkswagen na década de 1980.

Em 2013, a Dodge voltou a produzir o Dart semelhante ao modelo dos anos 1960, sendo também o primeiro veículo do grupo Chrysler baseado em uma arquitetura Fiat.

Por Fernando A. De Gennaro

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